A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deu início aos preparativos para o concurso público que oferecerá 1.052 vagas para o cargo de oficial investigador. Um dos passos iniciais foi a formação da comissão organizadora do certame, com os nomes dos integrantes publicados no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (10). O edital está previsto para ser lançado em 2025, e o processo de contratação da banca organizadora já está em andamento.
A comissão será responsável pela condução das etapas do concurso, incluindo a formalização, execução contratual e a realização das provas. A atuação dos integrantes da comissão se estenderá até a homologação do resultado final.
As vagas já foram autorizadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) e estão contempladas no orçamento estadual deste ano.
Composição da comissão organizadora:
A equipe conta com seis membros:
- Presidente: Robson Alves Damasceno, diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol).
- Membros: Nicolle Santiago de Castro Perúsia e Nathalia Dalbem Krohling (representantes da PCES), Jordano Bruno Gasperazzo Leite (representante da Sesp) e Adriana Cozer Knack (representante da Seger).
- Suplente: Lana Lages (suplente do representante da Sesp).
Para participar do concurso, os candidatos deverão possuir diploma de nível superior em qualquer área e carteira de habilitação na categoria B. O salário inicial será de R$ 7.857,53, com reajuste para R$ 8.383,43 a partir de dezembro de 2026.
O cargo de oficial investigador foi criado em outubro com a sanção da Lei Complementar nº 1.093, que unificou as funções de investigador, escrivão e agente. Essa reestruturação busca adequar a corporação às diretrizes da Lei Orgânica das Polícias Civis, sancionada em 2023.
Etapas do concurso:
Conforme a legislação, o processo seletivo incluirá as seguintes etapas:
- Prova escrita de conhecimentos gerais e específicos;
- Teste de aptidão física;
- Exame de saúde;
- Avaliação psicotécnica;
- Investigação criminal e social;
- Curso de formação profissional.